WHAT'S NEW?
Loading...

Estudo europeu sublinha vantagens do gás natural em relação ao Diesel

Resultado de imagem para gás natural em relação ao Diesel

Um estudo realizado pela associação europeia NGVA (Associação de Gás Natural Veicular, em português) confirmou os benefícios e potencial do GNV (Gás Natural Veicular) em relação ao Diesel.

Se já diferentes estudos tinham indicado a relevância do gás natural como combustível de transporte, ainda faltava uma análise que avaliasse melhor a pegada de carbono desde a produção até à distribuição, passando pelas emissões – o que agora foi feito pela associação europeia NGVA em parceria com cerca de cinquenta “atores” do setor.

De acordo com as conclusões do estudo – que teve os resultados validados por uma empresa independente -, a utilização de gás natural veicular (GNV) permite reduzir até 7% as emissões de CO2 em comparação com um veículo Diesel e até 23% em comparação com automóveis a gasolina.

No caso dos veículos pesados, a redução, em comparação com o Diesel, seria de 16% no caso de gás natural comprimido (GNC) e 15% no caso de gás natural liquefeito (GNL).

As percentagens são ainda maiores nos casos da utilização do GNC com 10% de biogás e 10% de GNS (Gás natural sintético) que chegaria aos 36% e bio GNC que poderia implicar uma redução de até 82% de emissões de CO2.