WHAT'S NEW?
Loading...

BASF alia inovação e sustentabilidade para contribuir com a proteção climática



A BASF, indústria química líder em inovação, assumiu um compromisso global com a proteção do clima de forma economicamente eficiente e ecologicamente eficaz e trabalha com metas ousadas como redução de geração de resíduos, melhoria dos custos de energia e menor consumo de água por tonelada produzida.

A BASF tem meta global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa por tonelada de produto vendido em 40% até 2020, com base em 2002. Até 2016, a redução global foi de 37,2% e na América do Sul, de 15,5% (2002 a 2016). Para isso, utiliza tecnologias eficientes para gerar vapor e eletricidade, melhorar os processos de produção em termos energéticos e implantar um sistema de gestão global de energia. Estas iniciativas englobam não apenas as fábricas, mas também todo o ciclo de vida das soluções e produtos.

Um exemplo nesse sentido é o desenvolvimento de uma metodologia exclusiva e pioneira para análise do portfólio, sob a ótica da sustentabilidade, na qual são avaliados fatores como: obtenção de matérias-primas, produção, uso e descarte. Em 2016, 27,2% das vendas globais da BASF foram advindas de soluções com uma contribuição significativa de sustentabilidade ao longo da cadeia de valor, os chamados accelerators.

“Agregamos valor com nossos parceiros, cuidando das pessoas e do meio ambiente. Nesse contexto, buscamos reduzir continuamente as emissões de gases efeitos estufa a fim de contribuir com a proteção climática”; explica Bert Neumeier, diretor de Segurança e Proteção Ambiental para BASF América do Sul.

Gestão Sustentável de Água

O uso sustentável da água e a conservação dos recursos hídricos são prioridades para a BASF. Entre as ações realizadas pela empresa na América do Sul, destaca-se a parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá e a Fundação Espaço ECO® para implementação do Programa Produtor de Água, que tem como objetivo aumentar a disponibilidade de água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão de Guaratinguetá - responsável por 90% do abastecimento público de água do município - por meio de práticas e manejos de conservação do solo, da recuperação das matas ciliares e da proteção dos remanescentes de vegetação nativa e nascentes.

Na unidade também foi desenvolvido o Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva, que desde 1984 já reflorestou 132 hectares de mata ciliar ao longo de quatro quilômetros na margem direita do Rio Paraíba do Sul. Até o momento, já foram plantadas quase 257 mil mudas de árvores nativas.

Gestão energética

A BASF é a primeira empresa do setor químico brasileiro a ser reconhecida com a certificação internacional ISO50001, uma das mais importantes do segmento energético, que auxilia as empresas a estabelecerem práticas mais eficientes e modernas em relação à gestão energética.

Esta conquista foi possível em fevereiro de 2017 graças à realização do projeto Triple E (Excellence in Energy Efficiency), iniciado no complexo Químico de Guaratinguetá (SP) em dezembro de 2015. O objetivo do Triple E é aumentar a competitividade da BASF com foco em eficiência energética, melhoria dos custos de energia e redução de emissões. O projeto gerou várias oportunidades na redução de consumo de energia que, só em 2016, representou um benefício financeiro de mais de R$ 6 milhões. O projeto será aplicado em outras localidades, com perspectiva de certificação ISO 50001 nas unidades de São Bernardo do Campo (SP) e Camaçari (BA), no Brasil, e Concón, no Chile. Outra frente que vem sendo trabalhada pela BASF é a utilização de energia solar. As unidades de Jacareí e Guaratinguetá (SP) possuem placas solares que fornecem água aquecida para os vestiários e torneiras da unidade.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.