WHAT'S NEW?
Loading...

Apesar do alto endividamento, Petrobras dá forte sinal de recuperação

Resultado de imagem para , Petrobras dá forte sinal de recuperação

Diante dos sinais de recuperação e de números mais sólidos, a principal empresa estatal do Brasil está consolidando uma “virada” no cenário financeiro. A avaliação foi feita pelo Presidente da Petrobras, Pedro Parente, em carta aos funcionários da petrolífera.

“Temos um planejamento estratégico sólido e que vem sendo implementado com resultados bastante positivos”, diz a carta. “Diante destes bons números, nosso papel é seguir em frente no rumo traçado. Continuar executando com responsabilidade e disciplina o nosso planejamento para que a nossa empresa alcance resultados cada vez melhores”, pontua.

Na carta, Parente reafirma seu compromisso na direção da Petrobras, empresa a qual irá presidir até abril de 2019, e ressalta os princípios de “autonomia e profissionalismo” que guiam a companhia durante sua gestão. “É com serenidade e uma firme visão de futuro que garantimos que a Petrobras siga no caminho de sua recuperação”, reitera.

Ao longo da mensagem, o presidente da Petrobras cita princípios que passaram a permear a empresa, como o profissionalismo, autonomia e a responsabilidade financeira e econômica. Com isso, reafirma o foco da nova gestão em entregar os resultados estratégicos da empresa diante dos desafios do País.

Resultados

Parente também cita os resultados da empresa diante de sua gestão. Em pouco mais de um ano, a Petrobras conseguiu reverter prejuízos, impulsionar a geração operacional de caixa e ainda manter o alto nível de produção da petrolífera. No primeiro trimestre, por exemplo, a estatal lucrou R$ 4,4 bilhões, o melhor resultado para o período desde 2015.

“A nossa geração operacional de caixa (Ebitda – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no primeiro trimestre deste ano teve um expressivo aumento de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior”, diz. “Produzimos 2,72 milhões de barris de óleo equivalente por dia em abril, mantendo o nível de produção média alcançado no ano passado, acrescenta.

Com esses resultados, Parente ressalta que a empresa finalmente conseguiu reduzir sua dívida, ainda que seu valor total ainda seja alto. “E, graças a todos esses resultados, a nossa dívida, em valores absolutos e relativos, vem se reduzindo, embora o seu valor total ainda seja muito alto”, comemora.