WHAT'S NEW?
Loading...

Senado aprova nome de Francisval Dias Mendes para diretor da ANTAQ

O Plenário do Senado aprovou, na última terça-feira (2), o nome de Francisval Dias Mendes para exercer o cargo de diretor da ANTAQ. Foram 46 votos favoráveis à indicação, dez contrários e uma abstenção. Mais cedo, após sabatina, a Comissão de Serviços de Infraestrutura havia aprovado o nome do indicado por 14 a 0. Agora, resta apenas a nomeação que fica a cargo do presidente da República, Michel Temer. Mendes ficará como diretor da Agência até 18 de fevereiro de 2021. Com Francisval Mendes, a Diretoria da ANTAQ ficará completa. Os outros diretores são Adalberto Tokarski (geral) e Mário Povia.

Durante seu discurso na Comissão de Serviços de Infraestrutura , Mendes destacou a licitação de arrendamentos portuários em Santos (SP), Salvador, Santarém (PA) e Rio de Janeiro realizada pela Agência. Ressaltou a aproximação da ANTAQ com os usuários do setor portuário. Mendes lembrou que a ANTAQ é referência na produção de estatísticas.

O indicado falou, ainda, sobre as 14 Unidades Regionais da ANTAQ e os postos avançados. “Isso demonstra que a Agência possui capilaridade, o que contribui para as atividades de fiscalização”, afirmou Mendes, enaltecendo também a reformulação do Planejamento Estratégico da ANTAQ.

Francisval Dias Mendes é advogado e tem mestrado em Direito Regulatório. Já foi diretor regulador ouvidor da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Mato Grosso (Ager), assessor jurídico da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), assessor e consultor jurídico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/MT), entre outros cargos.