WHAT'S NEW?
Loading...

Petrobras adota aperfeiçoamento em seus desinvestimentos

Resultado de imagem para noticias trecho Petrobras

A Petrobras aperfeiçoou o seu conjunto de regras nos processos de desinvestimentos. As mudanças já estão sendo colocadas em prática. Saiba mais sobre como são conduzidos esses processos e o que mudou nas regras.

Como os processos de desinvestimentos são estruturados na Petrobras? 

O passo a passo para o processo de desinvestimentos está contido num conjunto sistematizado de regras que orienta cada etapa da transação – a “sistemática de desinvestimentos”. É um documento que detalha os procedimentos para a venda de ativos, define os agentes envolvidos, as responsabilidades de cada área, o papel do assessor financeiro, a governança do processo, entre outros aspectos.

Em janeiro passado, a Diretoria Executiva aprovou a nova sistemática de desinvestimentos. Em março deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a nova sistemática proposta pela Petrobras e a retomada do programa de parcerias e desinvestimentos. A partir de agora, os desinvestimentos serão feitos seguindo as novas regras.

Quais as principais modificações nesse conjunto de regras? 

Com a revisão das regras que orientam o passo a passo para os desinvestimentos, a Petrobras reforçou a transparência no processo. A companhia explicitou que a publicidade é a regra, sendo que exceções à publicação das principais etapas de cada projeto de desinvestimento deverão ser previamente aprovadas pela Diretoria Executiva.

A Sistemática de Desinvestimentos foi alterada para incluir a previsão de publicação de Fato Relevante ou Comunicado ao Mercado, que serão disponibilizados no site da Petrobras.

O ponto de partida é a divulgação do teaser, alerta de venda disparado ao mercado que consiste no lançamento oficial do processo competitivo. Em seguida, a empresa comunicará as etapas intermediárias até o encerramento da negociação. Os comunicados ficarão disponíveis para consulta pública no site de Relacionamento com Investidores da Petrobras. A Diretoria Executiva (DE) também participará mais com a necessidade de aprovações de etapas do processo.

Há mais modificações? 

As mudanças introduziram maior formalismo e maior transparência, mas o processo continua fundamentalmente o mesmo.

O que são os relatórios de Entrada, de Preparação e de Estruturação? 

O relatório de entrada contém informações básicas sobre a transação. Além deles, a Petrobras passa a elaborar o relatório de preparação.