WHAT'S NEW?
Loading...

FPSO de Itapu terá capacidade para 120 mil barris/dia

Resultado de imagem para FPSO de Itaipu

A Petrobras pretende instalar um FPSO com 120 mil barris/dia de capacidade em Itapu, campo da cessão onerosa, descoberto a partir da exploração de Florim. O porte do FPSO faz parte do plano de desenvolvimento para o campo, aprovado em decisão da ANP publicada nesta quinta-feira (25/5).

Atualmente em fase de teste, Itapu produz 28 mil barris/dia (dados de março), por meio de um poço conectado ao FPSO Cidade de São Vicente, equipado para produzir 30 mil barris/dia – o sistema de produção antecipada (SPA) deve durar seis meses.

Pelo plano de negócios atual da Petrobras (2017-2021), a previsão é que o sistema definitivo seja instalado em 2021, indicando que a contratação do FPSO, que será afretado, ocorrerá entre 2018 e 2019.

Itapu tem volumes in situ de petróleo da ordem de 1,3 bilhão de barris de petróleo.  A previsão atual é que o campo produza por 30 anos, entre 2021 e 2050.

O sistema de produção projetado prevê a conexão de cinco poços produtores, dois injetores de água e dois injetores de gás. Além da injeção, o gás poderá ser escoado pela malha de dutos do pré-sal – Rota 1 (Caraguatatuba), Rota 2 (Cabiúnas) e Rota 3 (Comperj, em implantação).
Localizado no pré-sal da Bacia de Santos, Itapu está em lâmina d’água de 2.000 metros, a cerca de 200 km do litoral do Rio de Janeiro.


Por Gustavo Gaudarde