WHAT'S NEW?
Loading...

Grupo Saint-Gobain no Brasil recebe certificação LEED GOLD


Resultado de imagem para Grupo Saint-Gobain

O Centro transversal de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Saint-Gobain no Brasil recebe a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), outorgada pela U.S. Green Building Council nos Estados Unidos, entidade que reconhece as melhores práticas na construção sustentável no mundo. Para essa conquista, foram analisados quesitos como projeto de construção; implantação geográfica; uso racional da água, materiais e recursos; eficiência energética; qualidade dos ambientes internos da edificação; inovação e tecnologia; e gestão eficiente do canteiro de obras, entre outros.

O projeto arquitetônico e as instalações do Centro já seguiam os padrões mundiais da Saint-Gobain de sustentabilidade e conforto: o CARE:4®, cujo objetivo é melhorar a eficiência energética e dividir por quatro o consumo de energia dos edifícios, e o Multiconforto, conjunto de referências desenvolvidas pela Saint-Gobain para a construção ou reforma de edifícios que combinam eficiência energética, conforto e sustentabilidade. O prédio possui um baixo consumo de energia, conforto térmico e acústico, luminosidade ideal e um excelente sistema de reutilização de água.

Para atingir todas as performances exigidas pelo U.S. Green Building Council foram utilizadas várias soluções das empresas do Grupo, no isolamento de paredes, tetos, pisos, além de vidro de alta performance, em particular o SageGlass®, um vidro eletrocrômico inédito no Brasil que equipa as duas fachadas do Centro, cuja transparência pode ser alterada por meio de um comando eletrônico.

“A certificação LEED Gold reconhece a expertise do Grupo Saint-Gobain em desenvolver materiais e soluções inovadores que contribuem para tornar os edifícios no Brasil e no mundo mais sustentáveis, econômicos em energia, além de oferecer conforto e bem-estar aos usuários”, comentou o presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile, Thierry Fournier.

Para o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Saint-Gobain, Paul Houang, “o Centro de P&D da Saint-Gobain é um exemplo do que se faz de melhor em termos de construção sustentável e eficiência no Brasil. Nosso consumo energético médio anual será de 55 kWh por metro quadrado, o que representa uma redução de 65% quando comparado com as melhores edificações brasileiras”.

Inaugurado em abril de 2016, o Centro de P&D é o oitavo do Grupo no mundo e o primeiro no Hemisfério Sul. Ele tem como foco acelerar a inovação dos negócios no Brasil e na América Latina, principalmente, com materiais de construção de alta performance e aplicações industriais adaptados às especificidades e necessidades dos mercados locais. O Centro também funciona como um espaço de interações contínuas com os clientes, startups e parceiros do universo científico e acadêmico.

Sua infraestrutura ocupa uma área construída de 3 mil m², localizada em um terreno de 40 mil m². Devido ao seu projeto modular, ela pode ser expandida futuramente. O edifício conta com os mais modernos equipamentos analíticos, raramente disponíveis em organizações privadas brasileiras.

Eficiência energética do Centro de P&D

Consumo energético médio anual de 55 kWh por metro quadrado;

O vidro de proteção solar que equipa as janelas do Centro bloqueia cerca de 75% da energia e do calor.

Números do Centro de P&D

55 projetos em andamento;

22 profissionais;

Investimento de R$ 55 milhões na construção e projetos.